sábado, 28 de julho de 2012

O farol está dentro de nós

Ninguém quer viver ao acaso. Para evitar que isso aconteça temos que encontrar confiança, esperança, forças, determinação no único lugar onde elas se encontram. EM NÓS PRÓPRIOS! Enquanto não decidirmos olhar para dentro de nós afincadamente não se revelarão em nós as potencialidades que temos e que não vemos. As férias são sem dúvida uma excelente oportunidade para fazermos este esforço. Aproveitem-nas. Estarei de volta em meados de Agosto. Boas férias :))

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Perder a vaidade

Perder a vaidade é dar oportunidade a descobrirmo-nos a nós próprios ,sem fantasias, sem fingimentos, sem pinturas de maquilhagem enganadora. Quando perdemos a vaidade encontramos o nosso espaço, o nosso papel, o sentido do que somos. Quando perdemos a vaidade encontramos uma Vida nova onde as pessoas são felizes apenas porque sim, sem mais nada, sem mais nem para quê, apenas porque são e vivem. Quando perdemos a vaidade despimo-nos de preconceitos, tornamo-nos mais fortes que as vozes do mundo e seguimos o nosso caminho. Pessoalmente , no dia em que perdi a vaidade, tornei-me eu…

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sejam luz

Amanhã será mais um dia. E cada amanhecer traz consigo uma tonalidade de luz que se projecta sobre o eu mais profundo e o faz acreditar que, hoje sim, será um verdadeiro dia. Todos os dias ao acordarem pensem assim: Hoje, serei feliz. Hoje, não terei medo. Hoje, vou enfrentar e enfrentar-me. Hoje, sinto-me capaz de abarcar e guardar em mim toda a intensidade da luz que da mente, do coração, do interior do olhar e do mais profundo de mim, brota como estrela do caminho novo que devo encetar. Hoje é um novo dia com todas as novidades por estrear que me convida a vivê-la de modo novo e sem desperdiçar. Que a luz do novo dia que vem aí incida sobre vocês e que vocês sejam a luz que se projecta em tudo quanto está para acontecer.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Amizade verdadeira

Hoje é o Dia Internacional da Amizade. Para mim um Amigo verdadeiro é aquele que sabe tudo a nosso respeito e ainda assim continua a gostar de nós. Um Dia pleno de Amizade :))

terça-feira, 17 de julho de 2012

Prefiram o "SIM"

Uma das palavras mais perigosas na Vida é "se". Este "se" faz-me confusão. É complicado perceber o sentido literário do "se". É sempre difícil entender como podemos ficar parados diante de um "se". Como a Vida toda se encolhe, como tudo fica apertado, como tudo é tão cinzento, como os caminhos se baralham e até se fecham por causa de um "se". Não gosto do "se". Prefiro o "Sim".

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A nossa essência é a alegria

A alegria não é o contrário de sofrimento. O contrário de alegria é tristeza e não sofrimento. A alegria tem a profundidade da alma e não se deixa afectar pelas circunstâncias adversas. Um destino difícil, uma Vida complicada não é uma Vida triste, pode até ser uma Vida cheia de alegria. Ainda que pareça difícil compreender isto a verdade é que a alegria deve ser o estado habitual de cada pessoa. A alegria não deve depender das circunstâncias pois é a essência da Vida, e ninguém pode tirar a essência da Vida. O branco é branco mesmo depois de pintado de preto. A bola é bola mesmo que furada. O homem é homem mesmo numa cama de hospital. A essência do ser humano é a alegria.

domingo, 15 de julho de 2012

Dieta para o coração

É urgente mudar o coração. Há que reequilibrar os níveis internos de todos os componentes do amor, autoestima, entrega, doação, partilha, diálogo, altruísmo, dedicação, trabalho e outras coisas urgentes. Para conseguir esse reequilibrio, há que fazer uma dieta de pensamentos negativos, de palavras , gestos, vaidades excessivas, de orgulho e de ciúme , de vontade de tudo querer conforme à nossa vontade. Depois desta dieta começamos a sentir a transformação de um coração de pedra num coração de carne. Um coração bem equilibrado que dá mais do que recebe. Um coração resistente à tentação da mágoa, da ingratidão e da inveja. Um coração impermeável à indiferença, à calúnia e à humilhação.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mudanças para que vos quero...

É curioso observar que quando as pessoas se apaixonam são capazes de esforços hercúleos para mudar as suas rotinas. Há todo um conjunto de realidades à sua volta que adquirem novas prioridades, novas formas, novos interesses. Alteram-se os passeios, as ocupações, mudam-se os horários, os interesses e os gostos. Descobrem-se coisas novas e diz-se sim ao que não parecia ter valor. Adquirem-se novos divertimentos e o tempo ganhou outros ponteiros. Perante isto pergunto-me: Do mesmo modo que as pessoas são capazes de tantas mudanças nas rotinas quando se apaixonam , o que é que as impede de fazerem de vez em quando uma boa mudança interior que lhes permita viver de forma mais plena e serena?...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que é que temos para oferecer ao mundo?

Para que possamos viver a Vida de forma plena e livre temos que nos conhecer a nós próprios , estarmos à vontade com o que verdadeiramente somos. E para que isso contribua para um mundo melhor , temos , para além de aprendermos quem somos , que perceber o que é que temos para oferecer ao mundo procurando entender o que é que podemos fazer para que essa oferta seja válida. Assim dar será receber e receber será dar.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A dor é a fraqueza a sair do corpo!

Ontem num café tirei esta foto a alguém que tinha uma T-Shirt com a seguinte frase escrita nas costas: "PAIN IS WEAKNESS LEAVING THE BODY" Um ponto de vista fantástico sobre o papel da dor na nossa Vida!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Vivam sem medos!

Toda a incerteza é sinal de um medo camuflado que não nos deixa viver. Para viver plenamente há pois que perder o medo de errar. Vivam sem medos!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Democracia , realidade ou mero chavão?

Parece-me cada vez mais evidente que quem tem o poder politico no nosso país e no mundo em geral coloca todo o seu esforço e empenho na construção de uma grande sociedade monolítica, em que só alguns podem ter acesso ao poder, aos meios de produção e até mesmo aos meios de controlo da mente dos cidadãos. Mas ao fazê-lo esquecem-se que estão a alienar o espírito do homem, sujeitando-o a uma monstruosa indignidade, tornando inevitáveis a injustiça e a violência. Quando se governa assim até se pode aumentar a produção económica de um país mas está-se apenas a piorar a situação do país e do mundo. Ora a democracia não pode existir quando os homens preferem ideias e opiniões que são fabricadas para eles , vivendo passivamente com os ditames de quem está no poder. Quando assim é a democracia deixa de ser uma realidade para se tornar apenas um chavão.

sábado, 7 de julho de 2012

Remorsos só mesmo por não viver plenamente

A única coisa que justificadamente nos pode tirar o sono , é deitarmo-nos com remorsos por tudo aquilo que deixámos de viver...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Parar , repensar , regenerar

É muito importante de vez em quando pararmos para nos repensarmos. É um esforço que nos regenera tanto mais quanto o tempo que damos a nós mesmos para nos repensarmos. Devíamos ter todo o tempo do mundo para isto. Não se trata de muito tempo, trata-se de tempo de qualidade. Pode até ser apenas meia hora, mas meia hora sem outros pensamentos nem outras preocupações, mesmo que as haja. Vamos repensar-nos para não nos tornarmos cansativos para nós mesmos.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A Vida nasce dentro de nós

Não se esqueçam que quando só procuram fora de vocês o que apenas podem encontrar dentro de vocês, então, não encontram ninguém nos que passam à vossa beira. Não encontram respostas nas coisas que vos rodeiam, e dificilmente perceberão as lições da Vida. De dentro nasce a Vida e para fora transborda daquilo que se tem dentro.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vamos lá?

Hoje , apeteceu-me logo ao levantar viver este dia com toda a intensidade e, porque ainda não acabou, quero continuar a permitir que este seja mais um dia em que apetece e vou devorá-lo todinho. ;)) Não sozinho, mas com todos os que, presentes ou ausentes, queiram partilhá-lo comigo. Vamos lá? ;))

domingo, 1 de julho de 2012

Iº Ciclo de Conversas Zen do Porto - 3ª Sessão

3ª Sessão do I Ciclo de Conversas Zen do Porto. http://www.facebook.com/events/405627142813029/ O Tantra. O verdadeiro significado do Budismo só alcança através da ação , da prática. Estejam totalmente na ação. Quando fazemos alguma coisa sem estarmos totalmente na ação , a ação torna-se insatisfação e a insatisfação é um protesto da mente que sentiu que não completou algo.A nossa mente torna-se assim num amontoado de ações incompletas. Estejam totalmente na ação e serão felizes. O meu obrigado à Sónia Gomes , ao seu Spaso Zen e a todos que uma vez mais honraram este evento com a sua presença e participação. Namaste _/\_