domingo, 30 de setembro de 2012

As mãos misteriosas do ser

Amanhã começa mais uma semana. Vivam-na como se estivessem a pintar uma tela com mil cores pintadas por mãos misteriosas que existem no interior do vosso ser.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Não vivam como bonecos de corda

Não vivam a Vida de forma provisória, como se alguém vos tivesse dado corda. Temos de deixar de viver como se fossemos brinquedos de dar à corda, até que a corda acabe. Ser Zen significa não permitir que nos dêem corda desde o exterior, mas sim vivermos a nossa própria vida.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Harmonizar a mente com a Vida

Não vale a pena sentarmo-nos numa almofada, cruzarmos as pernas e esperar pela iluminação se não soubermos harmonizar a mente com qualquer circusntância da vida. Quando isso acontece estamos apenas a gastar a almofada. Como diziam os mestres Zen , é como polir um tijolo à espera que se transforme num espelho.

domingo, 16 de setembro de 2012

Qualidade em vez de quantidade

Amanhã que começa mais uma semana , lembrem-se que não vivemos mais plenamente por fazer mais, ver mais, provar mais e experimentar mais do que antes. Pelo contrário. Só se começa a viver mais plenamente quando tivermos a coragem de fazer, de ver, de provar e de experimentar muito menos do que costumamos...

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Não alimentem demasiado os pensamentos

É muito difícil não pensar e querer não pensar já é uma forma de pensamento. Mas os pensamentos não possuem pés e não repousam sobre nada fixo. Se nós não os alimentarmos eles acabam por sair da cabeça e a Paz de Espirito acontece.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Afinal o que é que é mau...

A mente faz-nos crer que é bom odiar aquilo que achamos mau. Mas mau mesmo é ter uma mente que odeia...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vindimas Zen

Setembro é o mês das vindimas. No Surata Sutra , Buda ensina-nos que sementes quentes produzirão frutas quentes e que sementes doces produzirão frutas doces. Como reza o ditado popular , "cada um colhe o que semeia..." Então , perguntem a vocês próprios: Que tipo de sementes é que têm cultivado? Qual será o resultado da vossa "vindima"? O que é que vocês têm em mente, agora mesmo?

sábado, 8 de setembro de 2012

Ser curioso não basta

Quanto se trata de auto conhecimento e busca da plenitude , a curiosidade é um bom ponto de partida, mas depois é preciso mais do que isso.É preciso ter coragem de optar pelo que gostariamos de fazer, apesar de todas as consequências. Só qu...ando cometemos erros é que evoluimos e crescemos. O que devemos evitar é cometer o mesmo erro mais do que uma vez. Tenham coragem de ouvir o vosso próprio coração. Na jornada da Vida , o coração é o nosso melhor farol.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Desapego libertador

Quantas vezes ao perdermos algo na Vida voltamos para trás, voltamos para a memória daquilo que perdemos, lamentamos, sofremos, reconsideramos? Porque estamos profundamente agarrados a tudo. Se fossemos capazes de ser mais desapegados quando perdemos algo , poderiamos continuar a andar em frente sem voltar atrás a remoer sobre aquilo que perdemos. Então seriamos completamente livres.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A realidade que está em nós

A realidade que está em nós: Chamemo-la de Ser, Atman ou mesmo de Silêncio. Quando estamos atentos ao nosso comportamento e aprendemos a ouvir-nos (ou recuperamos a capacidade natural de nos ouvirmos a nós próprios, que, tal como a de respirar, não pode ser aprendida), mergulhamos numa felicidade serena que não pode nem precisa de ser explicada.