segunda-feira, 30 de abril de 2012

Não percam pedaços de vocês pelo caminho

Não olhem muito para o passado. Quem olha demais para o passado vai deixando pedaços de si pelo caminho e vai caminhando cada vez mais incompleto...

sábado, 28 de abril de 2012

O mundo começa em nós

Para entender o mundo exterior a nós, não basta apenas medir , observar e rotular o que está fora de nós. É preciso antes de tudo descobrir o nosso próprio solo interior, pois é ali que o mundo está, antes de mais nada. No nosso eu mais profundo.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A regra é não ter muitas regras

Deixem que a Vida vos surpreenda. Uma parte das coisas boas resulta do nosso esforço, mas também há outras que chegam sem pré aviso. Mas não se preocupem com essa imprevisibilidade. Quantas vezes o que não foi planeado acaba por funcionar melhor do que o que foi longamente pensado e projectado. A regra às vezes é não ter demasiadas regras. E via de regra, até funciona... ;))

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Todos cometemos erros. E daí?

É impossível não cometermos erros ao longo da Vida. E daí? Todos os seres começam a morrer assim que começam a viver, e ninguém espera que nenhum deles se torne absolutamente perfeito. Cada ser em particular é só um esboço da perfeição específica projectada pelo Universo para a sua espécie. E porque razão é que deviamos exigir mais do isso?

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Acabar com a inércia num passo

Muitas vezes as pessoas perguntam-se a si próprios o que é que podem fazer para dar uma volta de 180º graus da sua Vida. No oriente costuma-se dizer que não interessa há quanto tempo é que caminhamos para norte. Com um simples passo podemos começar a andar para sul. Pois é , com apenas um passo o melhor dia da vossa Vida pode ainda estar por vir, e não estar perdido nalgum lugar do passado distante. Num instante, todas as energias negativas na vossa Vida podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva. Apenas um passo é o que é necessário para acabar com a inércia, e dar à Vida o rumo que realmente gostariamos que tivesse.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Insatisfação , alienação ou...libertação?

A insatisfação começa quando a sociedade nos separa de nós próprios, nos põe uma máscara, quando nos dá um papel que aceitamos desempenhar ou não. A insatisfação passa a ser alienação quando nos identificamos completamente com essa máscara, e vivemos totalmente satisfeitos com o papel e convencidos de que qualquer outra identidade ou papel é inconcebível. Quando começamos a sentir "comichão" e desconforto por detrás dessa máscara e a não gostar dessa divisão, começamos então a ser livres. Quem aparenta não sentir "comichão" por detrás da máscara ou já não é suficientemente humano para a sentir , ou então paga a um psiquiatra para o coçar... ;)))

Encontros felizes connosco próprios

Quando pensarem sobre vocês próprios façam-no sempre com um coração maior e sob o lema de um grande respeito por vocês próprios. Caso contrário arriscam-se a não gostar do que encontram e lá vem a auto estima por aí abaixo... Por isso quando reflectirem sobre vocês próprios façam-no sempre cheios de vontade de paz interior, com confiança e plenos de desejo de viver.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Iluminação

Perguntam-me muitas vezes o que é atingir um estado de "iluminação". Na minha modesta opinião, a "iluminação" é a mais alta expressão de vida intelectual e espiritual do homem. É essa própria vida, plenamente desperta, plenamente activa, plenamente consciente de estar viva. É um deslumbramento espiritual. Um temor reverente e espontâneo diante da sacralidade da Vida, do ser. É gratidão pela Vida, pela consciência e por ser. É a percepção viva do facto de que a Vida em nós e o ser procedem de uma fonte invisível, transcendente e infinitamente abundante. A iluminação é, acima de tudo,um estado que se atinge quando temos plena consciência da existência dessa fonte dentro de nós.

domingo, 22 de abril de 2012

Proposta cicatrizante...

Tenho uma proposta para vocês. Passem a ver as cicatrizes que a Vida vos deixou como algo belo. Combinado? Pensem assim: Cada cicatriz significa: EU SOBREVIVI! ;))

sábado, 21 de abril de 2012

Vale mais a pena continuar

Não vou dizer que é fácil, ou que nunca me deu vontade de desistir, mas a Vida acabou mesmo por me ensinar que vale muito mais a pena continuar... :)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Crescer no amor e na paz

Procurem aprofundar o entendimento que têm sobre a Vida , e lutem para não se deixarem dominar pelas forças que tentam dominar e padronizar as nossas vidas numa imensa futilidade. Que todos possamos crescer no amor e na paz.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mais um dia mais uma chance

Todas as manhãs , quando acordarem , não se esqueçam que a Vida vos está a sorrir e a dizer: "Vamos lá , estou a dar-te a chance de tentares de novo!"

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Não se percam

Não se percam entre o "ainda não é a altura certa para..." e o "agora é que é o momento certo para...". Acreditem que há muita gente que se perde entre esses dois momentos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

A mente é como um corvo

Há uma ave que me faz lembrar a mente humana: o corvo!
O corvo apanha tudo o que brilha , mesmo que o seu ninho fique atulhado e incómodo com todo o metal que lá colocou.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hora de limpar

A maior necessidade do nosso tempo é eliminar a enorme massa de lixo mental e emocional que atulha nossas mentes e torna toda vida social uma doença em massa.
Sem essa limpeza é impossível alcançar a Paz interior e a verdadeira felicidade.

domingo, 15 de abril de 2012

Vivam a brilhar como o sol

Fazer parte da espécie humana é um destino glorioso, mesmo se a nossa espécie se dedica a muitos absurdos e comete muitos erros terríveis.
E pensar que essa percepção, a percepção de pertencermos à especie humana , que pode até parecer uma constatação banal , é afinal relativa a um facto que equivale a ganhar o primeiro prémio na lotaria cósmica.
Perante isto as pessoas deviam esforçar-se mais para viverem a brilhar como o sol.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

As melhoras respostas estão em cada um de nós

Devemos sempre questionar todas as respostas e as explicações que os outros dão em relação às questões existenciais e à busca da paz interior.
Alcançar a sabedoria e a paz interior não passa apenas por observar e medir o que se acha fora de nós, mas sim , e sobretudo , em descobrir o íntimo de nosso ser.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O silenciar dos desejos descontrolados

É verdade que o silêncio da boca e da imaginação dissolve o que nos separa da paz interior.
Mas mais do que esse silêncio , é o silenciar de toda a espécie de desejos desordenados e descontrolados que elimina a barreira que nos separa do divino dentro de nós.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sermos o que já somos

Cheguei a uma fase da Vida em que minha maior ambição é ser o que já sou.
Qualquer esforço de superação pessoal impõe que antes de tudo nos aceitemos a nós próprios tal como somos , e , quando nos aceitamos plenamente da maneira certa, já estamos a superar-nos.
É o facto de não nos aceitarmos que nos faz sofrer e continuará a fazer sofrer enquanto não nos aceitarmos.
Quando nos tornamos semelhantes a nós mesmos e paramos de viver "fora de nós" começamos a viver em serenidade.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Caminhos para o auto-conhecimento

O nosso verdadeiro Eu interior , aquilo que nós somos em essência , é quase secreto.
Na verdade , o nosso Eu interior escapa a todos os conceitos.
É algo que não pode ser estudado como um objecto.
É furtivo e dificil de alcançar.
Só quando abraçamos uma via espiritual é que começamos a descobrir a fórmula que permite ao nosso Eu interior começar , devagar e timidamente , a manifestar a sua presença.
É a disciplina e a prática espiritual que permite produzir dentro de nós um pouco de silêncio, humildade, desinteresse, pureza de coração e desapego que são a receita imprescíndivel para que a nossa verdadeira essência começe a manifestar a sua presença.

sábado, 7 de abril de 2012

Fazer da felicidade uma questão pessoal

Uma das coisas que é evidente nas redes sociais é que para muitas pessoas a felicidade só parece ser felicidade quando é exibida publicamente.
Isto é um dos sintomas da nossa sociedade actual em que as pessoas não se contentam com uma felicidade pessoal, que não precisa ser explicada , justificada ou exibida.
Parece que só se é feliz se o formos de uma forma aprovada publicamente, se conseguirmos um padrão de felicidade reconhecido por todos.
Esquecemo-nos que a Vida concedeu-nos o dom e a capacidade de construir a felicidade de acordo com aquilo que somos , de acordo com os nossos padrões e que para o conseguirmos basta aceitar vivermos de acordo com o que está ao nosso alcance.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Há Vida para além da superfície...

Não permitam que a superficialidade esmague a vossa profundidade.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Listinha de auto-proibições

Pequena lista de proibições que devemos impor a nós próprios:
- angústias fúteis,
- fantasias mórbidas;
- memórias inúteis.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Não deixem que vos travem os sorrisos

Uma das primeiras regras de Vida que nos ensinam nos Ashram da India é a livrarmo-nos de tudo e de todos que de alguma forma nos travam os sorrisos...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Façam-se diferentes

Não deixem que a luta do dia a dia vos embruteça, que nenhuma rotina vos esmague e que nenhuma pressão vos faça baixar a cabeça.
Queiram ser diferentes.
E se não são , façam-se! :)

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Humildade é saber levantar a cabeça e seguir em frente

Hoje começa mais uma semana.
Um bom pretexto para aprendermos a ser humildes.
E ser humilde é aprender a engolir os nãos que a Vida , de vez em quando , nos enfia pela boca abaixo e depois dizer tudo bem , acordar, lavar os dentes, tomar um café e continuar com um sorriso.
Boa Semana.

domingo, 1 de abril de 2012

Que bem que sabe quando tudo passa

Eu sei que sofrer dói.
Dói e não é pouco.
Mas também sei o bem que sabe depois que o sofrimento passa.