quarta-feira, 30 de maio de 2012

Erra quem reage em vez de agir

No Zen pratica-se o agir em vez do reagir. O agir significa optar e não há opções erradas. As opções são sempre certas, mesmo as que resultam mal ou num resultado inesperado. Uma opção é sempre fruto de uma reflexão e de uma avaliação de duas ou mais possibilidades. Os erros são fruto de uma atitude precipitada, não refletida, não avaliada. Erra quem não pensa e quem pensa faz opções. Na Vida quem reage em vez de agir acaba por ficar sem saber o que fazer e sem caminho para prosseguir.

terça-feira, 29 de maio de 2012

De vez em quando é bom tirar os pés do chão

Bem sei e já aqui escrevi que a esperança é uma expectativa , é para o futuro. Viver demasiado agarrado às expectativas pode ser um obstáculo à descoberta da paz interior se tal nos impedir de canalizar energias positivas para o momento presente. Mas também reconheço que é dificil viver sem expectativas. É quase inevitável. Então qual é a melhor maneira de viver e lidar com as expectativas??? Sejam atrevidos! Não importa se o amor não vingou, se o trabalho ou qualquer outro o projecto não resultou, se tudo não passou mesmo de uma mera vontade. Apostem e ponto final , mesmo que isso implique umas quedas e umas frustrações de vez em quando. Criamos expectativas porque acreditar é delicioso, e por mais que o chão pareça o lugar mais seguro, nada como de vez em quando tirar os pés do chão e voar um pouco mais alto. E querem saber… porquê duvidar? Quem sabe se um dia aquela ideia não descola mesmo do chão? E se isso acontecer vocês não vão ser os primeiros a desistir com medo das alturas , ou vão...??? ;)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ser sábio

Ser sábio é saber contemplar as riquezas profundas que brotam do interior , é saber fazer silêncio diante do mistérios das coisas mais pequenas , é pensar a Vida para lá das aparências. A sabedoria faz sábios aqueles que escutam no silêncio o mumúrio do tempo e no tempo o coração dos homens.

domingo, 27 de maio de 2012

Não economizem a Vida

Colham os vossos dias como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A Vida não pode ser economizada para amanhã porque a Vida só acontece agora!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os sentimentos têm vontade própria

Não arranjem porquês nem definam a hora e o lugar certo para tudo de bom o que vocês sentem. Os nossos sentimentos são seres vivos e decidem sem nos consultar , sem lugar ou hora certa. É a prova de que na Vida os rótulos e os planos são dispensáveis e os sentimentos inclassificáveis. E assim é que é bom.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Policias sinaleiros da mente

As emoções negativas circulam na vossa mente. Por isso sejam uma espécie de policias sinaleiros da mente e conduzam essas emoções com a força do pensamento até a porta de saída.

terça-feira, 22 de maio de 2012

O verdadeiro milagre

O verdadeiro milagre acontece quando tudo parece conspirar contra nós, e a Vida vem de mansinho e com um sopro leve muda o rumo dos ventos. O milagre é quando o improvável nos abraça depois de nos atingir cruelmente com sua fúria. É quando a respiração se transforma num suspiro de alivio e a Vida nos devolve o sorriso. Milagre é o improvável gesto de carinho que impulsiona o ser humano a não deixar de acreditar na Vida.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Compartilhar é lucrar

Entre tantas coisas importantes que a Vida nos ensina, aprender a partilhar é certamente das lições mais vantajosas. Contra toda a lógica materialista que impera na nossa sociedade ,a Vida ensina-nos que partilhar é lucrar. Senão vejam: Partilhamos um momento de alegria e ganhamos alguém para compartilhar a recordação desse momento.Partilhamos um sorriso e ganhamos alguém para reforçar o coro do riso. Partilhamos o nosso tempo e ganhamos a gratidão de quem foi beneficiado. Partilhamos os sentimentos e ganhamos pessoas incríveis que olham a Vida da mesma forma do que nós. A Vida é bem mais lucrativa com-partilha... ;))

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Não são as metades que nos tornam completos

A pessoa que se sente completa e inteira sabe respeitar espaços, e sabe aceitar que o outro não é igual. Quem aprendeu a ser completo por si mesmo sabe que dividir alguma coisa com outra pessoa não implica nenhuma perda. Um relacionamento só é completo quando cada um é inteiramente proprietário de si mesmo. Não é a metade do outro que nos torna completos , mas sim as lições que aprendemos durante a nossa incompletude. Essas sim serão imprescindíveis e são elas que nos habilitam a partilhar verdadeiramente tudo que existe dentro de nós.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Muder a atitude perante a Vida

Uma das melhores formas de crescimento interior é de tempos a tempos reavaliarmos a nossa atitude perante a Vida. Não é deixarmos de fazer o que costumamos fazer , nem fazermos coisas novas com a mesma atitude de sempre , pois fazer coisas diferentes com a mesma atitude de sempre não dá resultado. O que se impõe é que façamos uma avaliação e ,caso necessário fazermos um "refresh" na nossa atitude perante a Vida. Uma mudança de atitude tanto perante as coisas que costumamos fazer , como perante a novidade de coisas que nos são desconhecidas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Estar atento é o sentido

Muitos procuram avidamente um sentido para a Vida. A esses costumo dizer que para isso devem estar atentos aos detalhes da Vida , em vez de procurarem um sentido para Ela. Quando praticamos a atenção consciente no nosso dia a dia não encontramos a explicação (duvidosa) do sentido, mas sim a beleza e a poesia (inexplicável)da Vida.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Respeitar o sentido da Vida

O Inverno anseia por ser Primavera e a Primavera por ser Verão. As noites aspiram a ser dia e as flores a ser frutos. Se reflectirmos nisto constatamos que na Vida a única coisa eterna é a mudança. Quando estamos totalmente compenetrados desta realidade ficamos mais preparados para o papel da mudança na nossa Vida , vivenciado-a na com aceitação e plenitude. Combater a inevitabilidade das eternas mudanças na Vida é sofrer , é ficar preso ao que se perdeu e é desrespeitar o verdadeiro sentido da Vida.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sintonizar palavras com atitudes

Façam os possíveis para que as vossas atitudes correspondam às vossas palavras. As palavras devem ser apenas um complemento das nossas atitudes. As palavras quando não andam sincronizadas com as nossas atitudes não chegam a lugar nenhum. Não dizem absolutamente nada. É na coerência entre as nossas palavras e as nossas acções que nós nos reconhecemos e o outros nos reconhecem. Ou seja, é através dessa coerência que nós verdadeiramente SOMOS!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os nós apertam , os laços enfeitam...

Criem laços com pessoas que vos fazem bem. Desfaçam os nós com aquelas que vocês pensaram que foram importantes na vossa Vida, mas que afinal , e por vontade própria, deixaram de ser. É que os nós apertam, os laços enfeitam... ;))

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cultivar o sorriso é cultivar o viver

Para cultivar o viver como uma arte é preciso aprender a arte de ouvir , de ter paciência e de sorrir ... sempre. :)))

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cada um tem a saúde que sente

Concordo quando se diz que saúde é o bem mais precioso que temos. Mas atenção! Há doentes cheios de vontade de viver e há pessoas saudáveis que definham angustiados pelo medo de sofrer. Cada um tem a saúde que sente.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mais velho , mais Zen

A idade tem realmente as suas dádivas e uma delas é uma espécie de escudo protetor que se interpõe entre nós e os problemas. Não se trata de indiferença ou indolência mas sim de olhar a Vida de uma forma diferente , com mais paciência , serenidade e humor , ou seja de uma forma muito mais Zen... ;)