quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Estar Atento é estar Vivo

Perguntavam-me à pouco: «Qual é a melhor forma de desenvolver as raízes da Virtude?»
Eu respondi como o meu falecido Swami me respondia:«Atenção».
«E mais o quê?» perguntaram novamente.
Voltei a responder como o meu Swami:«Atenção,atenção». Notei algum enfado no meu interlocutor quando me perguntou:«Está bem!Então o que é a atenção?»
Eu voltei a responder como o meu Swami: «A Atenção é a Atenção». ;-)
A Atenção é «apenas» a função mais importante da mente!
Trata-se da «Atenção Consciente» que podemos e devemos desenvolver o mais possivel.
É estarmos atentos a cada actividade que desenvolvemos , por exemplo comer quando comemos , beber quando bebemos , andar quando andamos... Quantos de nós , na lufa lufa do quotidiano , engolimos as nossas refeições sem termos a percepção de que comemos , quantas vezes fazemos uma coisa tão mecânicamente que nem saboreámos o momento?
O desenvolvimento da «Atenção Consciente» passa precisamente por uma maior vigilância da mente.
Maior atenção na vida quotidiana torna-nos mais centrados e mais serenos.Ganhamos em consciência , a mente rejuvenesce.
O Dhammapada ( texto Budista) refere que «aquele que está atento está vivo ; o que não está , é como se já estivesse morto.»

Sem comentários:

Enviar um comentário