terça-feira, 24 de novembro de 2009

A prática do Zen

Zen é uma palavra em sânscrito que quer dizer meditação.
Na China a palavra é escrita C-H-A-N e é pronunciada Jen, que é mais ou menos como é pronunciada na Índia.
No sânscrito é escrito D-H-Y-A-N - duh yen. No sânscrito sempre que temos um D forte seguido pelo Y pronuncia-se como um J. Dh-yen torna-se Jen, e então, Zen.
A palavra equivalente em português é HABITAR.
Quando nossa mente verdadeiramente habita ou medita sobre alguma coisa nós estamos a praticar o Zen. Por ex: Alguém faz uma critica injusta a nosso respeito ou nos dirige uma provocação.Neste caso praticar o Zen significa ouvir a provocação , interiorizá-la e não reagir , mas antes AGIR de forma serena , mostrando ao provocador que o nosso humor e paz de espirito não foi beliscada pela provocação.
Para ser Zen a prática envolve o pensar como uma disciplina estruturada, ordenada.
A prática do Zen visa portanto a melhoria da qualidade dos pensamentos e o total controlo sobre a mente sempre que do exterior chegam condicionamentos que podem ser transformados em emoções negativas ( raiva , ira , inveja , ganância , tristeza) por uma mente não preparada.
A vida pode ser cruel e confusa, especialmente quando nós descobrimos que somos os grandes responsàveis pelo caos no qual nos encontramos imersos.
Praticar o Zen permite desenvolver uma clareza de pensamentos que transcende a consciência do ego, chegando a um estado em que o ego não consegue condicionar negativamente o nosso estado de espirito.

Sem comentários:

Enviar um comentário