sábado, 20 de fevereiro de 2010

Um abraço para a Madeira

Quando tudo se desfaz e nos encontramos à beira sabe-se lá do quê, o desafio que se apresenta a cada um de nós é de optar em permanecer nesse limiar ou dar o passo em frente no sentido do Despertar de uma nova consciência.
O caminho espiritual não tem nada a ver com o paraíso, com chegar finalmente ao céu. É esse modo de encarar a Vida que nos mantém infelizes.
Pensar que podemos encontrar algum prazer duradouro e evitar a dor é o que o budismo chama de samsara, o ciclo inútil que gira e gira infinitamente e nos causa tanto sofrimento.
A primeira nobre verdade que o Buda nos apresenta chama a nossa atenção para o facto do sofrimento ser inevitável para nós, seres humanos, enquanto acreditarmos que as coisas permanecem , que não se desintegram e que podemos contar com elas para satisfazer nossa ânsia de segurança.
Sob esse ponto de vista, os momentos em que realmente nos podemos aperceber da efemeridade e da fragilidade da condição humana é quando o chão nos foge debaixo dos pés.
Tais situações devem levar-nos a optar entre continuar ness limiar vivendo no convencimento ilusório de que tudo é certo e seguro , ou então Despertar para uma nova consciência.
É quando o chão nos foge que afloram em nós as sementes dessa nova consciência.
O meu abraço de solidariedade para a Madeira nesta hora dificil.Renascer!

Sem comentários:

Enviar um comentário